O cantinho da Cinderela

O cantinho encantado da bloggosfera.

quarta-feira, fevereiro 01, 2017

Assim se escreve...


Se há coisa que gosto de fazer é escrever... ao ponto, até, de ter dois blogs. Faz-me sentir bem. Consigo expressar-me muito melhor, sem me atropelar nas palavras. Gosto de como isso me desafia, seja no arranjar de novos assuntos para escrever ou no me fazer puxar pela cabeça para encontrar sinónimos que dão outro ênfase ao texto, expressões que consigam transmitir o sentimento entregue nessa escrita.
Gosto. Mas gosto mesmo!
O que eu não gosto, ao ponto de me dar comichões, são erros ortográficos. E nem estou a falar de palavras supostamente escritas ao abrigo do novo Acordo Ortográfico... essas já ignoro! Refiro-me mesmo a erros descarados. De cedilhas que não deviam de estar la, acentos em falta, trocas de 's' por 'c' e vice-versa, apóstrofos desnecessários, verbos mal conjugados... enfim, toda uma panóplia de erros que fazem Camões dar 10 voltas na tumba... no mínimo!
Faz-me arrepiar os cabelos do pescoço! Especialmente na era tecnológica em que vivemos! Em que quase toda a gente tem um smartphone com corrector ortográfico... em que existem programas e aplicações de processamento de texto com verificação de ortografia... em que até os próprios navegadores de internet assinalam o erro!
Mas já ninguém quer escrever bem! Pelo menos é o que me parece!
Já ninguém se preocupa em redigir um texto em condições, legível, compreensível! Interessa é "vomitar" umas letras numa rede social qualquer!
Irrita-me a falta de zelo que existe actualmente para com a escrita. A maioria das gerações mais novas estão-se completamente a c@g@r se escrevem bem ou não! Se esses erros lhes derem fama e "likes" numa rede social, então siga! Nem se edita a publicação!
E depois admiram-se que os mais velhos que ainda se orgulham da língua em que escrevem, os chamem de burros! Mas é nisso mesmo que arriscamos que se tornem! Criaturas que mal sabem falar e/ou escrever na sua língua materna! Que não sabem aprender com os erros! Que nem sequer admitem que os corrijam!
Não suporto! Mas é que não suporto mesmo erros ortográficos!
Eu não os dou!
Sempre que escrevo algo novo, passo-o sempre pelo corrector! E, ao publicá-lo no blog, seja em qual deles for, volto a verificar a ortografia.
Não custa nada! E evita tanta "comichão alheia"!
P.S.- E não, não aderi nem nunca irei aderir ao novo Acordo Ortográfico.